domingo, 30 de novembro de 2008

José Saramago - Deus a bíblia e a enchente.

Na sabatina feita pela Folha de São Paulo, Jose Saramago respondeu a pergunta:
- Após passar por um problema de saúde, o senhor mudou sua concepção sobre Deus?

Porque eu teria que mudar minha concepção de Deus após a doença? Porque supostamente me salvou a vida? Quem me salvou foram os médicos e a minha mulher. E Deus se esqueceu de Santa Catarina? Não quero ofender ninguém, mas deus simplesmente não existe. Salvo na cabeça das pessoas onde está o Diabo, o mal e o bem. Inventamos Deus por que tínhamos medo de morrer, acreditávamos que talvez houvesse uma segunda vida. Inventamos o inferno o paraíso e o purgatório. Quando a igreja inventou o pecado, inventou um instrumento de controle, não tanto das almas, por que à igreja não importam as almas, mas dos corpos. A igreja quis nos transformar em eunucos. A bíblia foi escrita ao longo de 2.000 anos e não é um livro que se possa deixar nas mãos de um inocente. Só tem maus conselhos, assassinatos e incestos...

Nenhum comentário: