domingo, 26 de setembro de 2010

Fernanda minha filha, cresceu brincando com câmeras fotográficas e claro, se apaixonou...


... E depois de muito pestanejar, traçou um caminho que pretende seguir profissionalmente: Adivinha?? Rsrs...  Está na facu estudando a tal da fotografia e o objetivo seguinte, é   especialização em cinema para fazer direção de fotografia. Eu, é claro, feliz por ela – orgulhosa dela , além de torcedora contumaz.
Suponho que além do fator genético vindo dos dois lados, a arte faz parte da vida dela e o dom lhe é intrínseco. Outro ponto positivo é que ao se interessar por alguma coisa, aciona o botão  autodidata e vai fundo. Dessa maneira desde os 17 anos,  fala , lê  e escreve fluentemente o inglês.
Quando pequena teve seu primeiro livro feito de tecido adorava aquilo e acabou virando uma devoradora de letras. Vem-me a lembrança, certa vez que estávamos em uma livraria e  geralmente procurávamos juntas os livros, mas as vezes eu ia para outro setor ver coisas de meu interesse enquanto ela escolhia os dela . Numa dessas vezes, a chamei  para irmos embora e no caixa perguntei :   O que você  escolheu filha?  - Ela me deu um livro do Ziraldo, paguei e disse tá... Boa leitura! E ela respondeu: - Já li mãe...
 Para o seu aniversário de quatro anos, não quis brinquedo e sim um violino, acredito que chegava nesse período,  sua paixão pela música. Pulou para a flauta, depois bateria e violão. Tem um conhecimento absurdo sobre música especialmente blues. AH! Sabe ler partituras! Êta guria porreta!

 Com passar do tempo veio o envolvimento com cinema. Conhece e pesquisa muito a respeito, Fer e seu companheiro Pierre,  baixam filme adoidado da internet  e se não me falha a informação, vêm dois ou três quase todas as noite... Mesclado a isso, sempre esteve as voltas com a fotografia e posso dizer como profissional  e não como mãe babona, que seu olhar é ímpar.
Bem quando comecei a fotografar lá pelos idos de 1978/79,  óbvio que havia no mercado envelopes de reveladores - fixador para filmes e ampliação de papéis, mas uma loja aqui em Curitiba chamada Bond Carneiro era um paraíso e lá os mais apaixonados por todo o encantamento do processo, tinha  a possibilidade de comprar sais e fazer sua própria química para utilizar em laboratório... Comprava-se tantas gramas disso e daquilo... Tudo  era mágico! Durante 20 anos trabalhei com analógica e o mundo para mim era em preto e branco. Depois disso, lá por 2000 tive que me adaptar no tranco com a mudança para as câmeras digitais. Igualmente um encanto pela rapidez e agilidade de envio, ao mesmo tempo o saudosismo da mágica pegava forte. Sem ranços, o processo analógico obrigava o fotografo a conhecer luz e suas temperaturas, qual velocidade se adequava a qual situação e a abertura do obturador. Aprendi fotografar com uma Leica absolutamente mecânica que, a parte, tinha um telêmetro, de resto era empenho, já que o conhecimento era fundamental  para quem queria manipular uma máquina e ser um bom profissional.   
Enfim , é de Fernanda a câmera analógica que tanto me ensinou e sei que ela compreenderá a fotografia em sua essência. Sou partidária de que a vida é muito curta para se saber tudo sobre todas as coisas. Costumo dizer que vivemos numa grande sala de aula e tenho a mais absoluta certeza de que até morrer, não aprenderemos nem a metade da metade ... Assim existe  a grande oportunidade de aprender sempre mais!  Hoje, Fer e eu fazemos trocas também na profissão. Conto a ela coisas que aprendi e ela por sua vez me recicla e ensina o que aprende.


Nussa como sou enrolada  ia escrever um tema e entrei em devaneios . Resumindo; a minha filha ganhou uma câmera digital muito da legalzinha para começar, é uma T1I da Canon  e postei aqui , as primeiras fotos - teste que ela fez com o que lhe trará muitas realizações!







Boa sorte e muita luz no teu caminho!



*Um detalhe: Ao reproduzir a foto inicial, ela ficou toda pontilhada quando bem ampliada... Tenho a impressão que a razão disse é por causa da cópia que foi feita em papel - W, aquele casca de ovo... talvez o relevo da textura, sei lá, pode ser fungo... a pesquisar!

2 comentários:

Camila disse...

Ainda não a conheço, mas desejo toda sorte, saúde e sucesso...
Muita luz no seu caminho

fer disse...

adorei mãe... obrigada mesmo!
mas não acho que eu seja tudo isso aí que vc falou! hahaha
beijos