sábado, 30 de outubro de 2010

Tonico, Toniquinho - Estamos vivos !!!

Tony Bocchi  

Ontem logo que saí do banho tocou o telefone... Ao atender,  a pessoa perguntou; Quem fala?... Você quer falar com quem? ... Com a van der Broocke...   A voz sem identidade,  soou familiar... Em avos de um segundo, meu cérebro vasculhou arquivos e reconheceu aquele tom... Fiquei arrepiada... - Tonico??????????????????????? Uauuuuuuuuuuuuuuu Não acredito!!! É você???????????? Que alegria!!!!!!!!!


Deuses, que surpresa divina!!! Era meu queridíssimo amigo, o Tonico de quem raramente tive notícias nos últimos quase 25 anos... Deixamos de nos ver lá pelos idos de 1986. Ano em que saí do Brasil e só retornei no final de 1989, Tonico saiu do país em 1989 e nunca mais retornou, a notícia mais recente que tive, é a de que vive em  Connecticut.

Trabalhamos juntos na Cultura fazendo cultura e inventando moda. Lá havia uma equipe deliciosa,  pois além de trabalharmos juntos,  éramos todos amigos: Dedé (que sumiu, sumida), Adriana(que mudou-se para o Canadá), Monica, (que hoje faz cinema)...  Àquela época trabalhava conosco o Carlos Massa, affff... hoje conhecido pela alcunha de Ratinho(kkkkkkkkkk) ... Lembra Tonico?? Tínhamos tantos amigos e conhecidos em comum;  das farras, dos comboios culturais, dos movimentos, da dança, do trabalho...

Desde pequena gostava de dança, cursei balé clássico no Teatro Guaíra e Sociedade Thalia e me dediquei a ela, até os 29 anos (ano em que meu pai foi para o andar de cima, como ele mesmo dizia). Adulta, fazia parte de um grupo de dança moderna composto por Rita (que se suicidou), Angélica (que se casou e ficou proibida de falar comigo pelo marido), Lenita (que se mudou para New York), Beto  (que vive em Paranaguá), Soraya (que se casou com Itinho) entre outras pessoas, outros rumos. Tonico o escudeiro, o grande amigo! Por longo período, um guri presente nas várias vertentes de minha vida. Tínhamos uma infinidade de fãs, amigos, amores e críticos em comum!


Reminding…  back in time! A memória borbulhou rsrsrs... Mas voltando, era meu amigo Toniquinho,  que depois de quase  25 anos, retoma contato.. Mil perguntas a se fazer... Tantas coisas acontecem e vão se modificando num quarto de século,  que ao telefone se torna difícil e sucinto demais para trocar.  

Hoje, ao abrir e-mail, vi uma foto e uma breve pergunta;  “me deixe saber se chegou...”

Chegou sim Tonico e fiquei extremamente feliz! ... E me reforça o pensamento  quando constato que,  independente do tempo, os amigos  fisicamente distantes, esses de “passagens”, não os passageiros,  são como pontinhos de luz num céu estrelado, não alcançamos com as mãos, mas deslumbram o coração quando podemos apenas olhar e saber que lá permanecem...!
Vou criar o Skipe que ainda não tenho meu irmãozinho do coração, vamos matar a saudade, saber sobre o desenrolar de nossas vidas, falar, relembrar e dar muita risada!
  

segunda-feira, 25 de outubro de 2010


RKZM

O tempo passa 
e o que foi e é muito bom, 
segue brilhando na menina dos olhos.
Rafael, Karin, Zuleika e Maria Angela...
 Hoje e há trinta e tantos anos atrás lá em
 Bombinhas-SC onde era um dos nossos paraísos!

sábado, 23 de outubro de 2010

frida


Esse pingo de pet pesando entre 250 - 300 gramas 
e  que mais se parece a um projeto
  está agora, 7 horas da manhã, 
dormindo tranquilamente na minha cama..  
Eu fui para o chão e acabei perdendo o sono...
 Cá com meus botões,  
estou levemente desconfiada 
de que tem algo de estranho nesse reino...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Amor tem tamanho?



Quis dimensionar
o  que aqui no coração extrapola..
Imaginei encaixar no universo,
tão pouco coube...
Amor tem tamanho?

domingo, 17 de outubro de 2010

Literalmente, de saco cheio!


Amarelados de tanto tungstênio, Lua, Sol e eu ...

Quando chego em casa, Tutu o encapetado vem fazer a "recepção"... Depois de muito pula-pula, consigo entrar e atrás da porta  logo vejo o Sol escondidinho e a  Lua refugiada embaixo de uma mesa... Segurança constatada, eles vem ganhar  Karinho...

André Geraissati




Sou uma guria abençoada... 
Adoro o que faço trabalhando e hoje, 
nesse domingo que está se acabando em chuva, 
ganhei um presente para os meus ouvidos.
 Esse moço que  acompanhava a orquestra sinfônica, 
tocou maravilhosamente. 


Tamus de olho...

Dilma Vana Rousseff Linhares

Edição: Uma música, quarenta filmes

terça-feira, 12 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

John Lennon - Google




RIO – Agência O Globo -  O site do Google amanheceu nesta sexta-feira com uma singela homenagem ao ex-Beatle John Lennon, que completaria 70 anos no sábado, dia 9 de outubro. Quem acessa o site, vê a logo do Google com uma silhueta de Lennon e os óculos redondos no lugar das letras "o", além de um símbolo de "play" substituindo o "e".
Um clique na logo, ativa uma animação que toca ao som de "Imagine", o clássico pacifista lançado no disco homônimo, em 1971. Ao final do vídeo, surge uma lista de links referentes a Lennon, como se o internauta tivesse feito uma busca pelo artista.O Google tem o costume de usar o logo de sua página de busca, batizado de Doodle, para homenagear datas comemorativas em geral. 

Frederick Wiseman - documentarista



Todo bailarino deve ser um monge e um boxer...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Francisco, cognome Tiririca

Tiririca o Francisco Everardo Oliveira Silva nascido há 45 anos em Itapipoca no Ceará, candidatou-se a deputado federal  pelo estado de São Paulo nas eleições de 2010 e obteve o maior número de votos contabilizados; um milhão, trezentos e cinqüenta mil.


Num clip gravado, dos 25 segundos ele se expressa durante 18 dizendo :

Eu sou o Tiririca da televisão.
Sou candidato a deputado federal.
O que é que faz um deputado federal?
Na realidade, eu não sei... 
Mas vote em mim que eu te conto...
Vote no tiririca, pior do que tá, não fica..
Valeu?

Dia seguinte ao resultado das urnas, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo encaminhou através do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, denúncia contra o candidato alegando ser este analfabeto, o qual terá dez dias para se defender. Segundo o juiz, a lei não exige que os candidatos possuam mediano ou elevado grau de instrução, mas apenas que tenham noções rudimentares da linguagem pátria.

Li em algum canto que segundo pesquisas aqui no Brasil, em 2005 o índice de analfabetismo funcional atingia cerca de 68% da população. Somado aos 7% de totalmente analfabetos, tínhamos o resultado de que, 75% da nossa população não possuia o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 em cada 4 brasileiros são plenamente alfabetizados.

Dados recentes indicam que no último ano de 2009, o analfabetismo atingia 14,1 milhões de brasileiros (9,7% da população) e esse valor é  1,8 % menor que no ano de 2005.

 Não tenho conhecimento exato sobre a formação do candidato, tão pouco faço qualquer apologia ao eleito, entretanto, entendo que Francisco, o candidato, representa de fato uma bela fatia da população brasileira.


Via agora um filme...  
na ultima cena, um estado de espírito, 
um sentimento, um vazio desesperador 
que se apresenta quando não há alcance, 
discernimento ou distinção entre a 
loucura e o padrão da normalidade...



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Janis Joplin



Por Rose Saconi/Arquivo, estadao.com.br, Atualizado: 4/10/2010 9:57

Divulgação
 40 anos sem Janis Joplin

Hoje faz exatamente 40 anos que a música perdeu Janis Joplin, uma das melhores cantoras de blues branca da história do rock. No dia 4 de outubro de 1970 ela foi encontrada morta sozinha num quarto de hotel de Hollywood pelo companheiro da recém formada banda Full-Tilt Boogie, o músico John Cooke.
A cantora, de 27 anos de idade, estava deitada de bruços, entre o criado-mudo e a cama. Tinha o braço esquerdo marcado por uma série de picadas de agulha, por onde tinha injetado uma quantidade fatal de heroína, e o nariz quebrado, por uma provável queda. Ao seu lado, uma garrafa de uísque.  


Janis Lyn Joplin nasceu em Port Arthur, Texas, no dia 19 de janeiro de 1943. Teve uma infância dura, embora fosse filha de um proprietário de uma refinaria de petróleo. Tratada com repulsa na universidade, era chamada pelos seus colegas de 'o homem mais feio do campus'. Largou a escola, tentou ser pintora e se meteu com os negros. Seu melhor amigo, um negro chamado Tio Tom, foi morto a pancadas pelos brancos em Port Arthur.
Seu caminho foi traçado pelo blues. Conheceu e apaixonou-se por um músico, Bruce, que logo depois morreu no Vietnã. Foi um amigo de Bruce, Sam Andrew, que a levou para San Francisco. Janis era diferente dos hippies. Bebia muito, tomava drogas pesadas e não queria saber daquela onda de paz e amor.
Ela chegou a ofuscar as bandas que a convidavam para tocar. Janis enlouquecia quando cantava e chegou a ficar nua durante uma apresentação. Em 1967 foi a grande atração do Monterrey Pop. Apareceu nas capas da Time e Newsweek. Foi para Woodstock, mas sua participação no festival não apareceu no documentário e no disco pela má qualidade do show.
Em fevereiro de 1970 veio para o carnaval no Brasil. Foi maltratada no Teatro do Municipal, onde era esperada como uma estrala de Hollywood e apareceu como uma hippie. Ainda por aqui, namorou o fotógrafo Ricky Marques Ferreira.
Ao todo a cantora gravou sete álbuns. Infelizmente, não se livrou da ideia fixa que a perseguia. 'Ninguém gosta mesmo de mim, sou feia demais para isso, só querem me explorar', declarou ela uma vez justificando seu modo agressivo de se apresentar. Com um estilo vocal próximo ao grito, Janis agitava o busto, os pés, os cabelos e as joias obedecendo ao ritmo da música.
Quando morreu era uma das cantoras de rock mais bem pagas do mundo. Fora do palco, porém, tinha uma vida solitária e vazia. 'O pior é a solidão', disse uma vez numa entrevista publicada pelo Estado. 'Com a fama perdemos todos os velhos amigos. As viagens nos distanciam e é difícil fazer novos amigos. Vivo para o momento das apresentações, cheia de emoção e excitação, como esperando por alguém a vida toda'.
Saiba mais
*Considerada como a voz feminina por excelência do rock, Janis teve uma vida agitada e confusa até morrer, aos 27 anos de idade.
*Entre 1970 e 1971 o rock perdeu três de suas figuras mais marcantes e influentes: Jimi Hendrix (18 de setembro de 1970), Janis Joplin (4 de outubro de 1970) e Jim Morrison (3 de julho de 1971).
*Quando tinha 16 anos, Janis já viajava pelos Estados Unidos de carona, fumava cigarros de palha e gostava de tomar gim. Frequentava guetos de negros, aprendia músicas sacras e lutava pela integração racial. 

sábado, 2 de outubro de 2010

Ferflickr


Tom... Tutu


Tom ...


Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com os olhos que contem o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual à mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com meu próprio engano.
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

(Vinicius de Moraes)


Tutu...


(Foto_ Fernanda van der Broocke)