domingo, 23 de agosto de 2009

Um pouquinho de TAO para beber...


- Assim como a natureza física produz os anticorpos e mobiliza os organismos na luta pela saúde, o mesmo ocorre com a natureza psíquica. É preciso esperar para que o espinho seja expelido pelo corpo, o Universo por si mesmo retifica.

- O homem massa julga-se perspicaz, útil, ao passo que o sábio é móvel como o oceano. Flutua ao sabor dos acontecimentos. É como o junco que subsiste porque se curva ao furacão que passa. Quando ruge a tempestade, ele é todo tempestade, quando vem a bonança é paz absoluta.

- A repetição de palavras gastas, a indigestão de conceitos livrescos, a pletórica rigidez de concepções sobre o bem e o mal, fazem com que o indivíduo se arvore em árbitro do mundo. A maioria das pessoas não vive, é vivida pelos acontecimentos, assim como a chama consome a vela.

- A solidão que os homens tanto detestam é o caminho do reencontro. A solidão não significa isolamento e sim possibilidade de ficar só no meio da multidão. Para isso não é necessário o mosteiro, a gruta ou a montanha. Basta aprender a ser para que então o TAO se manifeste plenamente”

Nenhum comentário: