quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

JOSÉ OITICICA FILHO (1906-1964)

Nasceu no Rio de Janeiro em 1906. Pesquisador incansável, começou nas ciências naturais, pesquisando lepdópteros e publicando 63 trabalhos científicos até sua morte, em 1964. Foi através da ciência que Oiticica se interessou pela fotografia.
Começou documentando os insetos que eram objeto de suas pesquisas, aprendendo a fotografar por meio da difícil técnica da microfotografia. A partir daí não parou mais e, à medida que se especializava tecnicamente, foi desenvolvendo o sentido da fotografia como expressão artística.
A partir de 1945 começa a desenvolver a fotografia de forma pura e os primeiros resultados são expostos em mostras internacionais. O sucesso nas exposições pelo mundo e os prêmios recebidos levam a Photographic Society of America a inclui-lo na lista dos 10 maiores fotógrafos do mundo.
Suas imagens são marcadas pela composição perfeita e geométrica, pelo uso maestral do preto e branco, pela definição e contraste insuperáveis.
Influenciado pelos movimentos modernistas, especialmente o concretismo, passa a desenvolver um trabalho mais elaborado e abstrato, interferindo nas imagens de forma radical.
Nos anos 60 passa a pintar, em um primeiro momento como uma interferência na fotografia, passando depois a construir obras de arte onde o espaço e a cor são tratados de forma vanguardista e arrojada...
Realizou entre tantas outras, a obra "Pôr-do-sol na Gávea", feita em 1947... Abaixo, algumas de suas fotos mais importantes

Nenhum comentário: