terça-feira, 27 de novembro de 2007

Doce de abóbora em calda - feito com cal.

A abóbora ideal é aquela amarela, que tem “pescoço”, não a moganga. Outra providência é a cal virgem, produto fundamental para impedir que os pedaços se desmanchem na panela. Então, mãos à obra.
Corte a abóbora e tire as sementes. Pique em pedaços. Prepare a água com um ou dois punhado de cal. Coloque os pedaços de abóbora e deixe durante 30 minutos, cubra com um tecido e vá mexendo sempre. Tirar da cal, lavar muito bem cada pedaço com uma escovinha, em água corrente. Com um garfo, fazer dois furos nos pedaços de abóbora, um de cada lado, e cozinhar até que fiquem bem macios. Escorrer e reservar. Com a água e o açúcar, fazer uma calda grossa, quase em ponto de fio. Despejar a abóbora, que deve estar na mesma temperatura da calda, ambas quentes ou frias. Adicione cravos e deixe ferver durante 20 minutos.
Está pronto esse doce delicioso. O ideal é comer apenas no dia seguinte porque assim, os pedaços de abóbora absorverão ainda mais a calda.

*Ops estava esquecendo; se preferir, ao invés dos cravos use paus de canela ou os dois rss
Tô louca prá comer isso hoje hummmmmmmmm é dos deuses!

** Sugestão: Não jogue fora as sementes... Salgue e asse no forno, ficam bem torradinhas, bom demais.


***Mais uma... A casca triturada e/ou cortadinha é um ótimo ingrediente para ser acrescido a uma sopa ou creme. A natureza é uma benção, tudo se aproveita.

http://www.herbario.com.br/dataherb12/2312abobora.htm

Nenhum comentário: